Blog

Infância e Adolescência • 27.08.21

Como construir uma rotina para as crianças?

1- Depois de acordar e começar a manhã, relembre seu filho sobre os planos para o dia.

 

2- É muito legal usar um calendário com eles, colocando eventos especiais que acontecerão e acompanhando dia após dia com um X bem grande. (Eles adoram fazer o x😌, e é muito importante que façam porque é a rotina deles🤓)

 

3- Utilize símbolos que indiquem o momento para crianças pequenas, e símbolos com escrita para crianças a partir de 4, 5 anos. Por exemplo uma cama para a hora de dormir 😴.. um chuveiro para o banho 🛁.

 

4- Quando existir algum evento diferente (especial), é interessante lembrar no início do dia, isso ajuda a criança a se “preparar” para o momento.

 

5- É muito legal incluir responsabilidades também. Por exemplo: hoje é dia de arrumar os brinquedos, ou, hoje faremos um bolo para o café da tarde.

 

6-Uma rotina que determine horários para o sono, para alimentação, para o banho, também auxiliam na organização e são bons para estabelecer combinados com seu filho.

 

7- Deixe a rotina e o calendário na altura da criança, um lugar que seja acessível para quando ela precise se reorganizar.

 

*** E o mais importante de tudo: quando combinar algo com seu filho, TENTE não descumprir. As expectativas frustradas são muito prejudiciais, porém, se for necessário (o que é SUPER compreensível), explique o que aconteceu e demonstre estar triste por não poder cumprir com o combinado. Então remarquem e fique tranquila.
NÃO PODEMOS NOS COBRAR TANTO, principalmente nessa época.

 

Autora: Maria Carolina Serpe

Veja Também

Ver todas

Futuro • 05.10.21

Leitura

A leitura é bastante importante, não apenas para conhecimento...

Futuro • 28.09.21

Novo Ensino Médio

1. INTRODUÇÃO Vivemos hoje uma nova realidade, as informações...

Infância e Adolescência • 21.09.21

Ser mãe e profissional da educação: uma luta contra nossas crenças limitantes

Quando pensamos no processo de alfabetização, imediatamente relacionamos esse...