Skip to main content
Educação Infantil

Cada criança é única.

Seu cuidado também deve ser.

Aos novos começos, todo o nosso acolhimento…
Por meio de um cotidiano vivido com tempo e intenção, acreditamos que a escola seja o espaço para aprendermos a viver coletivamente, experienciar diferentes formas de ser e estar no mundo, valorizando as individualidades e respeitando as diferenças.

Cotidiano como um manifesto da Educação Infantil

Por uma infância que garanta às crianças os direitos de conviver, de brincar, de participar, de explorar, de se expressar e de se conhecer.

Por uma infância com tempo!
Por uma infância que se suje!
Por uma infância que gere convivência!
Por uma infância que valorize os processos!
Por uma infância com muitas brincadeiras!
Por uma infância que celebre o real e o imaginário!
Por uma infância cheia de arte: músicas, danças, movimentos e literatura!
Que as histórias movimentem o pensar e o fazer no cotidiano das infâncias.
Por uma infância com muita cultura!
Por uma infância respeitosa às individualidades!
Por uma infância com muita PRESENÇA.

G1 e G2 | Cotidianidade e contextos investigativos

G3 ao G5 | Cotidianidade, sequências didáticas e projetos de investigação

Cotidiano como currículo

Acreditamos que o próprio cotidiano da escola é o construtor de aprendizagens e valores. Desta forma, utilizamos momentos como rotina, hora do lanche, hora da fruta, brincadeiras livres e direcionadas, momentos de leitura, entre tantos outros, como oportunidades de aprendizagens.

Contextos investigativos

Com o auxílio de espaços montados com propostas intencionais pelos professores, as crianças exploram e aprendem por meio de suas próprias pesquisas.

Sequências didáticas

São sequências de vivências e atividades previamente determinadas para que as crianças trabalhem alguns objetivos específicos, de acordo com cada faixa etária.

Projetos de investigação

Os projetos surgem de acordo com o tema que cada grupo demonstra interesse em investigar, pois acreditamos que a curiosidade é força motora para qualquer aprendizado. Trabalhamos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, desta forma todos os conteúdos referentes a cada faixa etária estão inseridos nos contextos vivenciados pelas crianças.

Adaptação de novos alunos

A adaptação, aqui na escola, acontece de maneira gradual. Cada criança é única e tem seu próprio tempo para se sentir segura no espaço escolar. O papel da família é abrir espaço para que essa criança se aproxime dos adultos de referência e demais crianças do grupo. Tal ação permitirá que, por meio dos novos vínculos construídos, os alunos se sintam pertencentes ao Colégio e seguros para essa nova experiência.

Como acompanho o dia a dia do meu filho na escola?

Documentação pedagógica – Mensalmente, enviamos para casa, por meio do aplicativo Clip Escola, recortes de documentações referentes aos contextos vivenciados pelas crianças.
Instagram da turma – Cada turma possui um Instagram exclusivo para pais e responsáveis, no qual o professor, de acordo com a sua rotina e escolha, disponibiliza momentos do cotidiano das crianças.
Reuniões Coletivas – Durante o ano, temos duas reuniões coletivas com o grupo para acompanhamento dos contextos de sala de aula.

Como as crianças são avaliadas? Como a família pode acompanhar?

Os objetivos da Base Nacional Comum Curricular para determinada faixa etária são os fundamentos para o nosso método de ensino. É por meio dos critérios estabelecidos por idade que acompanhamos o desenvolvimento individual da criança. Assim garantimos o avanço de acordo com as singularidades de cada uma. Ao término dos semestres, marcamos reuniões individuais para entrega de pareceres ou documentações referentes aos alunos.

Inglês no cotidiano das crianças

As aulas de Inglês acontecem duas vezes por semana, além de uma contação de histórias na língua quinzenalmente. Por meio de músicas, jogos, discussões sobre o projeto da turma e histórias, as crianças se aproximam do universo do inglês.

Lanche

O lanche do período regular pode ser trazido de casa ou contratado pela família e disponibilizado diretamente ao aluno em sala de aula. Os lanches servidos pela escola, mediante a contratação, são elaborados por uma nutricionista e as receitas possuem todos os nutrientes necessários para o melhor desenvolvimento das crianças. Para os lanches preparados em casa, aconselhamos sucos integrais e não permitimos o consumo de bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes, balas ou outros tipos de guloseimas.

Datas que comemoramos

  • Carnaval
  • Dia das Famílias
  • Páscoa
  • Festa Junina
  • Independência do Brasil
  • Natal

Além dos eventos que são comuns a toda a escola, existem momentos específicos destinados a cada grupo de crianças e suas famílias, como por exemplo:

Grupo 3 – Cirandas
Grupo 4 – Cabanas Literárias
Grupo 5 – Acantonamento

Matriz curricular

G1 e G2

Psicomotricidade | Literatura | Ateliê (apenas G2) | Inglês | Storytelling | Música

G3 ao G5

Psicomotricidade | Literatura | Ateliê | Inglês | Storytelling | Música | Dança/Judô

Horários de aula

Manhã | G4 e G5

7h15 às 11h35 | Intervalo 8h50 às 9h10

Tarde | G1 ao G5

13h15 às 17h30 | Intervalo 14h50 às 15h10

Período Integral

7h15 às 17h30

Início das aulas:

06/02/2025

Entrega do material escolar do Período Regular. No período que a criança estuda.

06/02/2025

Reunião com famílias no Anfiteatro G1 e G2: 18h | G3 e G4: 19h30 Depois da reunião com a coordenação no anfiteatro, as famílias seguirão para as salas de aula.

07/02/2025

Reunião com famílias no Anfiteatro G5: 18h30 Depois da reunião com a coordenação no anfiteatro, as famílias seguirão para as salas de aula.

08/02/2025

Reunião e entrega de materiais para as famílias do Período Integral: 9h.

10/02/2025

Início das aulas da Educação Infantil e Período Integral.