Ensino Fundamental I

Novos passos são dados na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental 1. O confronto com o novo: NOVOS PROFESSORES, NOVAS SALAS E NOVOS CONTEÚDOS... mas permanece o protagonismo. A complexidade dos desafios de cada ano exige que o aprendiz se posicione, que assuma a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem, crie uma rotina de estudos, compreenda como aprende, desenvolva ferramentas de resolução de problemas e utilize a escrita como uma forma de se comunicar. Essas habilidades são desenvolvidas na pesquisa, dentro dos projetos premeditados, na construção de novos conhecimentos e superação de desafios, em cada etapa da sequência didática e no contato com as diferentes linguagens desenvolvidas nas aulas dos professores especialistas e polivalentes.  

Proposta Pedagógica

Como trabalhamos... Cada professor organiza suas aulas com base nos objetivos e critérios que deseja que, ao término de um determinado período, o aluno seja capaz de consolidar. Nos organizamos por meio dos: Materiais Didáticos (2º ao 4º ano - Livros didáticos de Português, Inglês e Matemática e 5º ano - Apostilas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências, História e livros de Inglês), sequências didáticas (atividades planejadas e articuladas com a intenção de atingir determinados objetivos), projetos (premeditados ou não, os projetos permeiam as diferentes áreas de conhecimento, permitem que os alunos testem e validem hipóteses, se tornem pesquisadores autônomos, tracem caminhos que partem de sua curiosidade e interesse e concretizem aprendizagens através da experiência) e atividades permanentes de alfabetização (linguagem) e Matemática.  

Com nossa sólida abordagem bilíngue, as aulas são um verdadeiro laboratório de experiências e aprendizagem, em que a língua inglesa é desenvolvida ao mesmo tempo em que ampliamos o conhecimento de diferentes disciplinas. Muito além de aprender Inglês, aqui nossos alunos aprendem em inglês. Desse modo, nossos incríveis teachers, com muita paixão, inspiram e ferramentam os estudantes a serem protagonistas de uma jornada fantástica, que integra ao dia a dia do aluno tecnologias educacionais, passeios temáticos, oficinas de gastronomia, contação de histórias, projetos e atividades maker, eventos culturais, entre outros. São 5 aulas semanais, em que se constrói um repertório de comunicação de uma forma integral, que potencializa competências essenciais para o presente e futuro, e prepara nossas crianças para serem cidadãos do mundo.

O Programa LIV (Laboratório Inteligência de Vida) acontece uma vez por semana dentro da grade curricular, contribuindo para a formação de um cidadão mais completo para os desafios da vida. O material do LIV promove a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas "corretas" ou "esperadas". A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, com um currículo desenvolvido pensando nas particularidades de cada faixa etária.

ProLab (2º ao 5º ano) Este é o espaço para pensar o mundo e otimizar o uso de materiais e habilidades para interferir na sociedade de forma consciente e transformadora. Espaço de atitudes como: acreditar, planejar e persistir para conquistar. Espaço de valorização do erro como parte determinante da construção e criação de conhecimentos. Espaço de colaboração, onde o trabalho em equipe é visto como forma de confrontação e respeito de diferentes ideias e opiniões. O ProLab conta com um espaço (Maker Space) que é utilizado semanalmente para que, através das propostas guiadas e de desafios, nossos aprendizagem aponderem-se da utilização do espaço como meio de resolução de problemas. Este ambiente permite o acesso de nossos estudantes à equipamentos tecnológicos, impressora 3D, cortadora a laser, ferramentas manuais, prensa térmica, cortadora de vinil, entre outros materiais.

Acolhemos e esperamos a participação ativa dos pais e familiares, pois acreditamos que os alunos, quando suas famílias são comprometidas com sua educação, aprendem melhor e apresentam atitudes positivas em relação à escola. Sem a participação da família, nossa proposta perde sentido de comunidade e contradiz o que tanto promovemos nas crianças: o trabalho em colaborativo. Por isso, visamos estabelecer uma relação de transparência com nossa comunidade, deixando sempre nossas portas abertas para a comunicação.  

Os modelos de avaliação são organizados por meio de atividades processuais, as quais possibilitam o acompanhamento formativo de cada aluno, de modo a avaliar o que sabe, o que não sabe e o que está em processo, e provas finalísticas que nos permitem interpretar os conhecimentos consolidados.