Ensino Fundamental I

O ciclo 1 é composto pelos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Tem como propósito inicial a formação de cada indivíduo preparando-o para as situações que irá enfrentar em seu dia a dia contemplando o desenvolvimento cognitivo, físico, social, afetivo e cultural. As diversas áreas do conhecimento que compõem o currículo do Colégio Senhora de Fátima são articuladas em sequências didáticas e experiências significativas por meio de projetos e pesquisas, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, investigativo, colaborativo e curioso.

Já o ciclo 2 é composto pelos 3º aos 5º anos. Novos passos são dados no início deste novo ciclo, passos a caminho da construção da autonomia, tão importante no processo da aprendizagem e nas relações que se estabelecem. Nessa fase, a complexidade dos conteúdos aumentam à medida que nossos aprendizes passam cada dia mais a se apropriar de um vasto repertório para solucionar problemas, confrontar ideias, comunicar seus pensamentos, sentimentos e hipóteses, organizar seus saberes, por meio do registros e outras ferramentas que geram memórias de seu percurso. Essas habilidades são desenvolvidas na pesquisa, dentro dos projetos premeditados, na construção de novos conhecimentos e superação de desafios, em cada etapa das sequências didáticas, dentro da rotina e no contato com diferentes linguagens desenvolvidas durante nossas aulas.

Com uma carga horária de cinco aulas semanais, nossos alunos são convidados a embarcar em uma imersão completa no idioma inglês para que desenvolvam, além das habilidades linguísticas, relações interpessoais, autonomia, trabalho em equipe e construção coletiva do conhecimento. A partir do 2o ano utilizamos material didático que foca na construção de habilidades comunicativas.

No 1º e 2º ano teremos momentos de atividades permanentes, que servem para construir hábitos e desenvolver a escrita e pensamento matemático, as aulas especiais que ampliam o repertório de nossas crianças no contato com diferentes linguagens e os momentos destinados ao Projeto, Língua Portuguesa, Inglês e Matemática.

ALFABETIZAÇÃO: Desde muito cedo, nossas crianças são convidadas, lá na Educação infantil, a escreverem como forma de registrarem o que querem, o que pensam e o que desejam comunicar. A medida que vão prosseguindo em sua trajetória vão também avançando em suas produções, tornando-as cada vez mais próximas de uma escrita convencional, porém isso acontece sem exigir delas que todas estejam na mesma etapa, pois cada criança constrói sua aquisição de escrita dentro de sua individualidade e no seu tempo. É importante destacar que isso só irá acontecer se a criança se sentir confiante, acolhida e respeitada. O mais importante na alfabetização são os processos afetivos e emocionais que acompanham todo o seu percurso escolar. Por meio de atividades permanentes de escrita espontânea e compartilhada, acompanhamos a evolução de cada um de nossos estudantes referente a este processo, analisando e interpretando suas hipóteses de escrita de modo a acompanhar e garantir os avanços.

No ciclo 2, cada professor organiza suas aulas com base nos objetivos e critérios que, ao término de um determinado período, o aluno seja capaz de consolidar.

Nos organizamos por meio dos materiais didáticos, sequências didáticas e projetos.

3º ano: Livros de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês;

4º e 5º ano: Livros de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências, História e Inglês. Dentro deste ciclo continuamos com momentos de atividades permanentes, que servem para construir hábitos e desenvolver a escrita e pensamento matemático, as aulas especiais, que ampliam o repertório de nossas crianças no contato com diferentes linguagens e os momentos destinados ao Projeto e demais disciplinas.

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO (Ciclo 1)

Analisando o mundo que vivemos hoje, o avanço tecnológico e o seu impacto na educação, sabemos que a escola não exerce mais a função de obter conhecimento e prepará-lo, afinal, a internet, o maior banco de dados de conhecimentos diversos, está acessível a maioria da população, na palma da sua mão.

 

PROJETOS DE VIDA (Ciclo 2)

Cada vez mais torna-se evidente que a formação acadêmica não se restringe ao aspecto intelectual.

A capacidade de reconhecer e avaliar seus sentimentos e suas emoções – bem como os sentimentos e as emoções dos que estão à sua volta – são aspectos fundamentais para uma vida plena e feliz e para o sucesso nas relações.

Essas características não são inatas, mas fruto de habilidades socioemocionais que podem ser aprendidas e praticadas.

No atual cenário mundial de desenvolvimento tecnológico acelerado, acesso aos meios de comunicação e às redes sociais, surgimento de novas profissões e possibilidade de participação em esferas múltiplas de atuação, tais habilidades são cada vez mais necessárias.

Com o intuito de preparar o estudante para ser protagonista de seu aprendizado, impactar a realidade de maneira positiva, construímos um currículo com nível de complexidade crescente, coerente e adequado a cada faixa etária, no qual as habilidades são trabalhadas de modo intencional, regular e sistemático. Em todos os encontros estão presentes os momentos de diálogo, escuta, debate e sensibilização.

 

PROLAB (Ciclo 2)

Dentro de nossa grade curricular temos as aulas de Prolab que acontecem no Makerspace. O objetivo é desenvolver o aprender pelas mãos. Através de situações de resolução de problemas nossas crianças são provocadas a pensar em soluções de forma individual e no coletivo, planejar sua solução, prototipar, errar e aprender com os erros, sempre com o intuito de um consumo consciente e de devolver soluções para a sociedade. Nesse espaço terão acesso a ferramentas de marcenaria, eletrônica, impressora 3D, cortadora a laser, máquinas de estamparia e de adesivos, dentre outros materiais.

Acolhemos e esperamos a participação ativa dos pais e familiares, pois acreditamos que os alunos, quando suas famílias são comprometidas com sua educação, aprendem melhor e apresentam atitudes positivas em relação à escola. Sem a participação da família, nossa proposta perde sentido de comunidade e contradiz o que tanto promovemos nas crianças: o trabalho em colaborativo.

Por isso, visamos estabelecer uma relação de transparência com nossa comunidade, deixando sempre nossas portas abertas para a comunicação.

Ciclo 1: Os modelos de avaliação são organizados por meio de atividades processuais, as quais possibilitam o acompanhamento formativo de cada aluno, de modo a avaliar o que sabe, o que não sabe e o que está em processo, e também por sondagens, que nos permitem interpretar os conhecimentos consolidados. Neste ciclo as disciplinas não serão avaliadas por nota. No final do 1° e 2° semestre será entregue um parecer descritivo.

Ciclo 2: Os modelos de avaliação são organizados por meio de atividades processuais, as quais possibilitam o acompanhamento formativo de cada aluno, de modo a avaliar o que sabe, o que não sabe e o que está em processo, e também por provas finalísticas, que nos permitem interpretar os conhecimentos consolidados. Neste ciclo as disciplinas serão avaliadas por nota. No final do bimestre é entregue um boletim.

A carteirinha escolar é de uso obrigatório

Período da manhã
1º ao 3º ano
Período da tarde
1º ao 3º ano
Período da manhã
4º e 5º ano
Período da tarde
4º e 5º ano
Das 7h15 às 11h35 Das 13h25 às 17h45 Das 7h15 às 12h20 Das 13h25 às 18h30

1º e 2º ANO

Reuniões com a equipe pedagógica para as novas famílias: 03 de Fevereiro, às 18h30 (quinta-feira) *com transmissão online ao vivo

Reuniões de pais e professores: 04 de Fevereiro, às 18h30 (sexta-feira)

Entrega de Materiais: 07 de Fevereiro de 2022 (segunda-feira) *no período de aula do aluno.

Início das aulas: 09 de Fevereiro de 2022 (quarta-feira) *no período de aula do aluno.

3º ao 5º ANO

Reuniões com a equipe pedagógica para as novas famílias: 03 de Fevereiro, às 18h30 (quinta-feira) *com transmissão online ao vivo

Reuniões de pais e professores: 04 de Fevereiro, às 18h30 (sexta-feira)

Entrega de Materiais: 07 de Fevereiro de 2022 (segunda-feira) *no período de aula do aluno.

Início das aulas: 08 de Fevereiro de 2022 (terça-feira) *no período de aula do aluno.