Ensino Fundamental II

Entendemos a escola como um ambiente propício para o desenvolvimento de um jovem criativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente e responsável. Um lugar onde o estudante se sente bem, se sente ouvido, respeitado e ativo na construção do conhecimento. É isso que queremos ser para todos que passam por aqui, um espaço educativo para aprender e ser feliz.

Proposta Pedagógica

O mundo atual se apresenta repaginado e  cada vez mais conectado e desafiador. Neste contexto, uma perspectiva curricular moderna inclui metodologias híbridas, com  espaços de aprendizagem diferenciados, recursos tecnológicos e ações inovadoras.  Nosso propósito é desenvolver com excelência as dimensões acadêmica e humana, por meio de propostas reflexivas e participativas, que propiciam a interação e a construção coletiva, preservando  a criatividade e a sensibilidade de nossos estudantes em suas relações com o mundo e com as pessoas. Instigamos o estudante a pensar, formular perguntas e aplicar conhecimentos para buscar soluções para os problemas do dia a dia, demonstrando  autonomia para tomar decisões. Os trabalhos em equipe são intensificados, pois são muito relevantes  para desenvolver a capacidade de  argumentar, compartilhar ideias e aceitar posicionamentos diferentes.

Aprender a Língua Inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais estão cada vez mais difusas. Alinhados com as mudanças na sociedade e abertos a inovações, a partir de 2020, implantamos o Programa Bilíngue, em parceria com a Richmond.


  • Carga horária de 5 aulas semanais;
  • Turmas divididas com número reduzido de alunos;
  • Aulas integralmente EM Inglês - imersão no idioma;
  • Ampliação dos conhecimentos de outras áreas EM Inglês.
  • Certificação Internacional TOEFL.

Ao privilegiarmos o estudo e a prática de habilidades socioemocionais na escola, objetivamos garantir aos estudantes múltiplas possibilidades para que desenvolvam atitudes  para lidar de forma inteligente com as emoções, tenham empatia, e mantenham relações sociais positivas. Os encontros acontecem uma vez por semana, dentro da grade curricular e proporcionam momentos de diálogo, reflexão, escuta, debate e sensibilização. A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos estudantes, com um currículo desenvolvido pensando nas particularidades de cada faixa etária.

Essa prática acontece uma vez por semana e consiste em eleger um tema considerado urgente e abrangente e estudá-lo em perspectivas globais. Tem como objetivo a experimentação e a aplicação de conhecimentos no contexto da vida real.


  • Pesquisa interdisciplinar
  • Uso de tecnologias
  • Soluções criativas
  • Ações colaborativas

Acreditamos que quando a família participa ativamente da educação dos filhos, eles aprendem melhor e apresentam atitudes positivas em relação à escola. Por isso, visamos estabelecer uma relação de transparência com nossa comunidade, deixando sempre nossas portas abertas para a comunicação, que  acontece  por meio de reuniões presenciais com os professores, coordenadores e orientadores, por telefone ou por meio dos aplicativos Smartschool ou Unimestre.


  • Smartschool: funciona como uma agenda online, com calendários de provas, feriados, recessos e informativos gerais.
  • Portal Unimestre:  permite o acompanhamento do rendimento acadêmico, consulta de notas, extratos financeiros e de consumo da cantina e  consulta ao acervo bibliográfico, No ato da matrícula os responsáveis recebem os logins e senhas de acesso.

A avaliação é uma parte essencial e um valioso instrumento para que os estudantes  compreendam como pensam, assumindo a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem, posicionando-se, criando argumentações, comentários, comparações, justificativas, sendo assim capazes de compreender  e aplicar conceitos tanto no momento da prova como  em  situações cotidianas.

Nossa avaliação tem como foco principal a evolução gradativa de nossos alunos. Acreditamos que avaliar dessa maneira permite um acompanhamento da construção do conhecimento, onde podem ser identificadas eventuais dificuldades que devem ser corrigidas ou retomadas antes de avançar.

Sistema de avaliação bimestral com duas provas por bimestre, de cada componente curricular:


  • P1 (Prova 1): 75 pontos
  • P2 (Prova 2): 85 pontos
  • Trabalhos e avaliações multidisciplinares: 25 pontos
  • Conceito: 15 pontos
  • Média: 70 pontos

Para acessar a matriz curricular:


ACESSE AQUI

Os alunos que não atingirem a média 70 em um ou mais componentes curriculares, ao final de cada bimestre, serão convocados para a recuperação bimestral.

Em 2021, em virtude do formato híbrido, as provas serão realizadas no período contrário ao das aulas, às 10h45min para as turmas da tarde e às 14h15min para as turmas da manhã, nas datas definidas no cronograma a seguir.

Para acessar o calendário de provas:


ACESSE AQUI

Para acessar os horários de aulas:


ACESSE AQUI

Oferecemos aos alunos um acompanhamento personalizado, em pequenos grupos, no horário contrário ao das aulas, a fim de recuperar conteúdos específicos referentes às dificuldades apresentadas.

Neste período, enquanto estivermos com medidas restritivas, as aulas de reforço serão no formato híbrido e para participar presencialmente é necessário inscrever-se pessoalmente ou por telefone, na Coordenação. Para assistir às aulas de reforço online não é necessário inscrição.

Para acessar o quadro de horários de reforço:


ACESSE AQUI

As turmas do Ensino  Fundamental II, neste período de pandemia estão alternando entre aulas presenciais e remotas. As aulas são síncronas e transmitidas simultaneamente pelo Google Meet.

Para melhor organizarmos as aulas e atividades, formamos turmas no Google Classroom, uma ferramenta muito interessante, que permite além de organização, maior interação entre professores e alunos.

Para acessar é necessário ter um e-mail  Gmail. Se você não tem, o primeiro passo é fazer um.

Para acessar o tutorial de ingresso na plataforma Google:


ACESSE AQUI

Para acessar os códigos das Salas Google:


ACESSE AQUI

Para acessar tutorial de envio de imagens de tarefas:


ACESSE AQUI