Ensino Fundamental II

O ingresso nos anos finais do Ensino Fundamental é marcado por uma série de mudanças decorrentes da transição da infância para a adolescência, que traz transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais e que vêm acompanhadas por mudanças na estrutura educacional, próprias deste segmento de ensino, com um professor especialista para cada componente curricular.

Essa passagem precisa se realizar da forma mais harmônica possível, por isso o primeiro passo é fortalecer a autonomia e a organização dos estudantes. É nessa etapa que se ampliam os vínculos sociais e afetivos, os raciocínios mais abstratos e a capacidade de olhar os fatos pela ótica do outro.

Além disso, nesse período se intensifica a inserção dos estudantes no mundo digital, não apenas como consumidores, mas como produtores de conteúdo.

Nesse contexto, a escola e os educadores assumem o importante papel de estimular a reflexão , a análise, a atitude crítica dos estudantes, ao mesmo tempo em que os ajudam a compreender e incorporar as novas linguagens.

 

Proposta Pedagógica

Num mundo cada vez mais conectado, uma perspectiva curricular moderna inclui metodologias ativas que contam com ambientes e estratégias de aprendizagem diferenciados, recursos tecnológicos e ações inovadoras. Acreditamos que vivências e experiências proporcionam um real desenvolvimento cognitivo, físico, ético, emocional e social. Trabalhamos para desenvolver em nossos estudantes o amor pelo aprender.

Nosso propósito é desenvolver com excelência as dimensões acadêmica e humana, por meio de propostas reflexivas e participativas, que propiciam a interação e a construção coletiva, preservando a criatividade e a sensibilidade de nossos estudantes em suas relações com o mundo e com as pessoas.

Nosso olhar é sempre individualizado para o processo de aprendizagem de cada um e nosso maior objetivo é que os alunos gostem de estar na escola, que venham para um lugar onde sintam-se felizes e aprendam a se tornarem pessoas cada vez melhores.

+ CALENDÁRIO DE PROVAS

Em 2021, em virtude do formato híbrido, as provas serão realizadas no período contrário ao das aulas, às 10h45min para as turmas da tarde e às 14h15min para as turmas da manhã, nas datas definidas no cronograma a seguir.

Para acessar o calendário de provas, clique aqui.

 

+ HORÁRIO DE AULAS

Para acessar os horários de aulas, clique aqui: MANHÃ. TARDE.

 

+ REFORÇO ESCOLAR

Oferecemos aos alunos um acompanhamento personalizado, em pequenos grupos, no horário contrário ao das aulas, a fim de recuperar conteúdos específicos referentes às dificuldades apresentadas.

Para acessar o quadro de horários de reforço, clique aqui.

 

+ ENSINO HÍBRIDO

As turmas do Ensino  Fundamental II, neste período de pandemia estão alternando entre aulas presenciais e remotas. As aulas são síncronas e transmitidas simultaneamente pelo Google Meet.

 

+ GOOGLE CLASSROOM E MEET

Para melhor organizarmos as aulas e atividades, formamos turmas no Google Classroom, uma ferramenta muito interessante, que permite além de organização, maior interação entre professores e alunos.

Para acessar é necessário ter um e-mail  Gmail. Se você não tem, o primeiro passo é fazer um.

Para acessar o   tutorial de ingresso na plataforma Google, clique aqui.

 

+ CÓDIGO DAS SALAS

Para acessar os códigos das Salas Google, clique aqui.

 

Para acessar tutorial de envio de imagens de tarefas, clique aqui.

Nosso programa bilíngue alcança elevados níveis de proficiência entre os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. A estratégia “Inglês todos os dias” faz como que os alunos exercitem o uso da língua inglesa tanto durante as aulas como em situações cotidianas.

A imersão no idioma, com aulas integralmente em inglês, turmas reduzidas e a abordagem CLIL, integrando conhecimentos de outras áreas proporciona vivências e experiências que tornam os estudantes cada vez mais conectados e seguros. Avaliações diferenciadas privilegiam momentos para ouvir e compreender, falar e interagir e produzir textos escritos.

Cada vez mais, torna-se evidente que a formação acadêmica não se restringe ao aspecto intelectual. A capacidade de reconhecer e avaliar seus sentimentos e suas emoções – bem como os sentimentos e as emoções dos que estão à sua volta – são aspectos fundamentais para uma vida plena e feliz e para o sucesso nas relações. Essas características não são inatas, mas fruto de habilidades socioemocionais que podem ser aprendidas e praticadas.

No atual cenário mundial de desenvolvimento tecnológico acelerado, acesso aos meios de comunicação e às redes sociais, surgimento de novas profissões e possibilidade de participação em esferas múltiplas de atuação, tais habilidades são cada vez mais necessárias. Com o intuito de preparar o estudante para ser protagonista de seu aprendizado, impactar a realidade de maneira positiva, construímos um currículo com nível de complexidade crescente, coerente e adequado a cada faixa etária, no qual as habilidades são trabalhadas de modo intencional, regular e sistemático. Em todos os encontros estão presentes os momentos de diálogo, escuta, debate e sensibilização.

O projeto integrador faz parte de todos os anos do Ensino Fundamental II e consiste em escolher temas considerados urgentes e de relevância para o momento atual, pesquisar em perspectivas globais, apresentar à comunidade, exercitando também habilidades como expressar-se em público e trabalhar em equipe e documentando o processo por meio do diário de bordo.

As aulas acontecem uma vez na semana, no Makerspace, que conta com ferramentas manuais de marcenaria, cortadora a laser, impressoras 3D, plotter, prensa térmica entre outros.

Nosso objetivo é estabelecer uma relação de transparência com nossa comunidade, deixando sempre nossas portas abertas para a comunicação, que acontece por meio de reuniões presenciais com os professores, coordenadores e orientadores ou por telefone.

Portal Unimestre: permite o acompanhamento do rendimento acadêmico, consulta de notas, extratos financeiros e de consumo da cantina e consulta ao acervo bibliográfico. No ato da matrícula os responsáveis recebem os logins e senhas de acesso.

A avaliação é um valioso instrumento para que os estudantes compreendam como pensam, assumindo a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem, posicionando-se, criando argumentações, comentários comparações, justificativas, sendo assim capazes não apenas de decorar conceitos, mas de compreendê-los e aplicá-los tanto no momento da prova como nas situações cotidianas.

Nossa avaliação tem como foco principal a evolução gradativa de nossos alunos. Acreditamos que avaliar dessa maneira permite um acompanhamento da construção do conhecimento, onde os educadores podem identificar eventuais dificuldades que devem ser corrigidas ou retomadas antes de avançar.

Sistema bimestral com duas avaliações por bimestre, de cada componente curricular

Avaliação 1 Avaliação 2 Avaliação complementar Tarefas e participação Média
75 pontos 85 pontos 25 pontos 15 pontos 70 pontos

Os alunos que não atingirem a média 70 em um ou mais componentes curriculares, ao final de cada semestre, serão convocados para a recuperação semestral.

A carteirinha escolar é de uso obrigatório, assim como a do responsável

Período da manhã 6º ao 8º ano
Intervalo da manhã
9º ano
Intervalo da manhã
Período da tarde 6º ao 8º ano
Intervalo da tarde
Das 7h15 às 12h20 das 9h35 às 9h55 das 10h25 às 10h45 Das 13h25 às 18h30 das 15h45 às 16h05

Apoio Pedagógico com Professores: oferecemos aos alunos um acompanhamento personalizado com professores especialistas, em pequenos grupos, no horário contrário ao das aulas, a fim de recuperar conteúdos específicos referentes às dificuldades apresentadas. 6º ao 8º ano: apoio pedagógico - Matemática 9° ano: apoio pedagógico em Matemática, Física e Química

Programa de Monitoria Online: nossas turmas de 6º ao 9º ano contam com o apoio de monitores de todos os componentes curriculares. São estudantes do Ensino Médio, que demonstram vontade e habilidade em áreas específicas e preparam encontros semanais para revisar temas trabalhados, esclarecer dúvidas e auxiliar nos estudos. Essa prática tem se mostrado muito eficiente para ambos: estudantes e monitores.

Laboratório de Redação: um espaço que visa trabalhar a produção dos gêneros textuais de forma personalizada.

  • Material didático SAS: O material didático SAS destaca-se pelos excelentes resultados, pois nos últimos 9 anos as escolas SAS têm se posicionado entre as 8 escolas com maiores notas no ENEM em todo o Brasil. Os livros são atualizados todos os anos e a plataforma digital EUREKA, uma ferramenta gamificada adaptativa disponível aos estudantes, proporciona mais aprendizagem e engajamento.
  • Material do Programa Bilíngue Richmond Solution.

Entrega de Materiais: O material deverá ser entregue em sala, no primeiro dia de aula. *No período em que a criança está matriculada.

Início das aulas 6º e 7ºano
Reuniões de pais e equipe pedagógica
8º e 9º ano
Reuniões de pais e equipe pedagógica
07 de Fevereiro (segunda-feira) 6º ano 09 de Fevereiro, às 18h (quarta-feira)
7º ano 09 de Fevereiro, às 20h (quarta-feira)
8º ano 10 de Fevereiro, às 18h (quinta-feira)
9º ano 10 de Fevereiro, às 20h (quinta-feira)