Blog

Futuro • 05.10.21

Leitura

A leitura é bastante importante, não apenas para conhecimento de mundo, mas porque lemos o tempo todo. Sempre estamos lendo mensagem no celular, notícias, documentos etc. Em outras palavras, a leitura faz parte do nosso dia a dia. No entanto, para nós professores é uma tarefa árdua incentivar em nossos adolescentes esse hábito. Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” divulgada pelo G1 em 2020, pouco mais de 50% da população brasileira mantém hábitos de leitura. O que torna essa tarefa ainda mais complexa.

Então, visando a um melhor aproveitamento, bem como promover uma visão crítica os alunos em relação às obras literárias estamos constantemente pensando em propostas que sejam mais atrativas e que tenham relação com o contexto digital em que essa geração está imersa. Por isso, os alunos dos 9ºs anos tiveram a missão de apresentar de forma criativa um trabalho sobre o livro “Assassinato no expresso do Oriente”, da autora Agatha Christie.

Eles poderiam criar trailers, apresentações em powerpoint, jornal, teatro etc. O importante era deixar a criatividade solta e, acima de tudo, mostrar suas impressões. Dada a dedicação dos nossos alunos, não poderíamos deixar de mostrar esses talentos. Foi possível notar a empolgação, pois além da notícia de jornal e powerpoints, tivemos trailers criados com cenas do filme, mas narrativa dos nossos alunos, além disso até “Os Backyardigans” apareceram no papel dos personagens do livro. Muita criatividade, não é?

 

Autora: Michele de Oliveira Correa Müller
Profª de Produção de Texto (9º ano)

Veja Também

Ver todas

Futuro • 05.10.21

Leitura

A leitura é bastante importante, não apenas para conhecimento...

Futuro • 28.09.21

Novo Ensino Médio

1. INTRODUÇÃO Vivemos hoje uma nova realidade, as informações...

Infância e Adolescência • 21.09.21

Ser mãe e profissional da educação: uma luta contra nossas crenças limitantes

Quando pensamos no processo de alfabetização, imediatamente relacionamos esse...