Período Integral Bilíngue

Grupo 1 ao 8º ano   “The first step...To discover the world.”    O Período Integral do Colégio Senhora de Fátima oferece um ambiente acolhedor e preparado para atuar na formação humana de nossos alunos, promovendo a prática da liberdade e da democracia, da escuta e do diálogo, da coletividade e do protagonismo, um período de experimentações e novas descobertas.   Diante dos novos desafios para a educação, a proposta do Período Integral traz uma nova abordagem para o próximo ano: o Período Integral Bilíngue.   Como funcionará nossa Proposta Bilíngue? Nossa grade curricular será dividida entre dois idiomas: o inglês e o português. Durante o período em que seu filho permanecer na escola (contraturno), metade deste tempo será em inglês. Professores fluentes e capacitados irão acompanhar os grupos e serão responsáveis pela comunicação, integralmente, em inglês. A abordagem de vivenciar o idioma, em momentos do dia a dia, dá condições para que os alunos desenvolvam a capacidade de comunicação na Língua Inglesa, trabalhem competências essenciais para o presente e futuro e, principalmente, estejam mais preparados para o mundo globalizado, no qual o domínio da Língua Inglesa é INDISPENSÁVEL.  

CLIL “Content and Language Integrated Learning” e PBL “Project Based Learning”.   A metodologia CLIL não foca apenas em desenvolver competências linguísticas e aprendizagem de uma disciplina, mas possibilita o desenvolvimento de competências transversais, como colaboração, criatividade, pensamento crítico, proatividade, engajamento, resolução de conflitos, etc... Competências preciosas para alunos e cidadãos do século XXI.   Durante as atividades, os professores adotam, em suas práticas, diferentes estratégias, como Project Based Learning (aprendizagem baseada em projetos) e no auxílio às tarefas de casa, propõem atividades em pares e em grupos, debates, aulas em laboratório e práticas imersivas no idioma.   Bloco 02 - Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, História, História da Arte, Geopolítica/Atualidades e LIV.   LIV (Laboratório Inteligência de Vida) - estimular escolhas responsáveis e saudáveis, encorajar o convívio com as diferenças, promover o trabalho em equipe e auxiliar na superação de desafios são alguns dos temas trabalhados neste Programa de Inteligência Emocional.   Recuperações bimestrais contínuas - acontecem no contraturno para o 1° e 3° bimestres e no período da manhã para o 2° e 4° bimestres. Assim, o aluno tem a chance de estar constantemente resgatando suas maiores dificuldades e aperfeiçoando seus conhecimentos.   Simulados Vestibular/ENEM e Aluno Excelência - aqui o aluno Senhora de Fátima testa seu conhecimento, se prepara melhor para as diferentes provas do vestibular e ainda pode conquistar descontos especiais.   Aulas semanais de assistência nas disciplinas de Física, Matemática e Química.   Professores com larga experiência no ENSINO MÉDIO e preparação para o vestibular.   Aulas práticas de laboratório nas disciplinas de Biologia, Física e Química.   Cine Clube Senhora de Fátima – o uso de filmes no ambiente escolar potencializa e amplia conhecimentos sociais, técnicos e históricos. Ao final de cada sessão, teremos um fórum de debates e análises sobre a temática abordada.   Turmas com até 45 alunos (média).   Material didático Positivo.

O Período Integral inclui o lanche matinal e o almoço para os alunos da manhã e o almoço e lanche para os alunos da tarde. Para estas refeições são cuidadosamente desenvolvidos cardápios mensais, que privilegiam uma alimentação saudável e balanceada com as cores e os sabores próprios da infância. O lanche do Período Regular não é fornecido pelo Colégio, visto que neste horário os alunos lancham com seus colegas de turma na praça de alimentação, ou em sala (do Grupo 1 ao 5), podendo o aluno optar por adquirir o lanche na cantina ou trazê-lo de casa.

Um dos principais objetivos do Período Integral do Colégio Senhora de Fátima é promover um ambiente permeado por interações com os colegas de grupo e professores, no qual o diálogo é a principal ferramenta para a convivência harmoniosa que possibilita o desenvolvimento integral de cada indivíduo.     Acreditamos que a educação é um processo vivo e em permanente construção. A partir disso, consideramos que, para uma EDUCAÇÃO INTEGRAL, é necessário que essa construção se dê através da colaboração contínua dos alunos, professores, colaboradores e também, fundamentalmente, com a participação ativa na escola dos pais e responsáveis.     Para incentivar essa participação, promovemos, durante o ano, atividades que possibilitam a integração entre pais e filhos, como as Manhãs Comunitárias, que oferecem às famílias um espaço apropriado, planejado e pensado para promover momentos de qualidade para toda nossa comunidade escolar, integrando famílias e escola.   Valorizamos o tempo dos alunos conosco! Nossa proposta oferece possibilidades para que nossos estudantes desenvolvam capacidades acadêmicas e humanas utilizando o tempo dentro da escola com qualidade. Para isso, a grade curricular do Período Integral inclui cantos de exploração em Inglês (English Corners) e atividades esportivas e culturais, como:   Em Inglês: Cooking Class, Arts, Music, Foreign Sports.   Em Português: Teatro, Dança, Ginástica Rítmica, Futsal, Reforço de Português e Matemática (1º ao 5º ano), Reforço de Matemática (a partir do 6º ano), Tempo para Tarefas de casa, Catequese (somente para alunos e famílias Católicas), Teclado e Coral.   *Todas estas atividades fazem parte da rotina do Integral, sem custo adicional e são ofertadas de acordo com a faixa etária do aluno.

ROBÓTICA    Os alunos de Período Integral contarão com um Programa de Educação Tecnológica abrangente, envolvendo atividades maker, Robótica e STEAM (Ciências, Tecnologia, Arte, Engenharia e Matemática) alinhadas à BNCC. O Programa Jornada Z, em parceria com a Zoom Education for Life, está dividido em etapas progressivas:   Grupo 3 ao 5 – Conjunto LEGO Education   1º e 2º ano – Maker: montagem de máquinas simples e suas combinações, atividades maker com papercraft. Primeiras ideias e brincadeiras em programação e robótica, usando storytelling.   3º ao 5º ano – Coding: introdução ao pensamento computacional e à programação por blocos (Scratch). Automatização de montagens STEAM por meio da programação de robôs equipados com sensores.   6º ao 8º ano – Project: desenvolvimento de competências para projetos sistêmicos e integrados, por meio de recursos e ferramentas computacionais.

PREPARE-SE BEM, PREPARE-SE AQUI!   As apostilas deverão ser adquiridas na secretaria do Colégio. Para 2020 serão 4 volumes para 1° e 2° anos e 9 volumes (8 regulares + 1 do superintensivo) para o Terceirão.  

  •         Com a inclusão de Filosofia e Sociologia no vestibular da UFPR, teremos o aumento da carga horária regular totalizando 35 aulas semanais obrigatórias. 
 
  •         Aulas semanais de assistência nas disciplinas de Física, Matemática, Produção de Texto e Química.
 
  •         Aulas de aprofundamento para a prova discursiva da UFPR, desde o início do ano.
 
  •         Simulados e revisões de véspera para os principais vestibulares de Curitiba.
 
  •         Experiente equipe de professores focada na sua aprovação. Aqui o aluno possui total acesso aos professores.
 
  •         Superintensivo - revisão completa dos conteúdos trabalhados durante o ano. Contamos com material próprio e atualizado todos os anos, visando o vestibular da UFPR.
 
  •         Orientação vocacional com profissionais especializados.
 
  •         Visitas às Feiras de Cursos da UFPR, UP e PUC-PR.
 
  •         Material didático Positivo.
 
  •         Ainda tem mais…
  AULAS ESPECIAIS PARA O ENEM;    AULAS SEMANAIS DE GEOPOLÍTICA E ATUALIDADES;   AULAS ESPECIAIS DE DESENHO PARA A PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA DOS CURSOS DE ARQUITETURA E DESIGN GRÁFICO DA UFPR;    AULAS ESPECIAIS DE LITERATURA COM AS OBRAS INDICADAS NOS PRINCIPAIS VESTIBULARES DE CURITIBA;   MANHÃ ESPORTIVA/LINGUIÇADA - MOMENTOS DE LAZER E DESCONTRAÇÃO, IMPORTANTES PARA UM ANO DE MUITO TRABALHO E DEDICAÇÃO.

As apostilas deverão ser adquiridas na secretaria do Colégio. Para 2020 serão 4 volumes para 1° e 2° anos e 9 volumes (8 regulares + 1 do superintensivo) para o Terceirão.