Período Integral

O nosso Período Integral tem como objetivo principal ser para nossas crianças como a extensão de suas casas, proporcionando para todos, diariamente, momentos de qualidade em grupo, de trocas entre seus pares, de aprendizados a respeito do que vivem e compartilham. Afinal, as habilidades de vida e valores são  construídos dia após dia, com intencionalidade, proporcionando o sentimento de pertencimento à essa família, pois, nossas crianças são as protagonistas das suas rotinas e afazeres, na companhia dos colegas de grupo e acompanhados por nossos professores.

Nossa grade de atividades é organizada com uma rotina rica em seus detalhes. Nossas crianças têm momentos diários de brincadeiras direcionadas e livres, rodas de conversa focando na disciplina positiva, momentos literários com qualidade e que os façam aprender a gostar de ler e viajar através da literatura, oficinas de trabalhos manuais autorais, estudos dirigidos, entre tantas outras propostas que serão construídas conforme o interesse dos grupos, respeitando o que para nós é essencial, a construção de habilidades de vida e valores como respeito, autonomia, solidariedade, empatia, autogestão, entre tantas outras conquistas que as crianças têm diariamente.

As aulas de Educação Tecnológica e Robótica são exclusivas para os alunos que frequentam o Período Integral, porém é opcional, pois tem um custo anual a parte (valor do material individual). Temos a parceria e o assessoramento dos nossos professores junto da empresa Zoom Education for LIfe, que conta com um programa de Educação Tecnológica abrangente - STEAM, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática em conformidade com a BNCC. O Programa Jornada Z está dividido em etapas progressivas:

Nosso objetivo é desenvolver na criança um relacionamento saudável com os alimentos, através de uma rotina consciente, natural e prazerosa de se alimentar de forma saudável. O momento da refeição deve trazer paz, descanso e descontração. A maneira como enxergamos a alimentação no integral está baseada nas quatro leis da alimentação: Harmonia, Adequação, Qualidade e Quantidade.

Focamos em ensinar a criança a prestar atenção no que estão comendo, evitando excessos, incentivando o consumo de frutas, legumes e verduras; engajando as famílias ao acompanharem seus filhos nos momentos da alimentação; utilizando produtos que provêm da agricultura familiar de cada região. Essa é a base ideal para se oferecer uma alimentação escolar saudável e de qualidade. Uma experiência que gera consciência.

Clique aqui e confira o Cronograma 2022.   Este cronograma está sujeito a alteração durante o ano. As famílias serão avisadas sempre que a alteração se faça necessária.

Um dos principais objetivos do Período Integral do Colégio Senhora de Fátima é promover um ambiente permeado por interações com os colegas de grupo e professores, no qual o diálogo é a principal ferramenta para a convivência harmoniosa que possibilita o desenvolvimento integral de cada indivíduo.

Acreditamos que a educação é um processo vivo e em permanente construção. A partir disso, consideramos que, para uma EDUCAÇÃO INTEGRAL, é necessário que essa construção se dê através da colaboração contínua dos alunos, professores, colaboradores e também, fundamentalmente, com a participação ativa na escola dos pais e responsáveis.

Para incentivar essa participação, promovemos, durante o ano, atividades que possibilitam a integração entre pais e filhos, como as Manhãs Comunitárias, que oferecem às famílias um espaço apropriado, planejado e pensado para promover momentos de qualidade para toda nossa comunidade escolar, integrando famílias e escola.

Valorizamos o tempo dos alunos conosco! Nossa proposta oferece possibilidades para que nossos estudantes desenvolvam capacidades acadêmicas e humanas utilizando o tempo dentro da escola com qualidade. Para isso, a grade curricular do Período Integral inclui cantos de exploração em Inglês (English Corners) e atividades esportivas e culturais, como:

Em Inglês: Cooking Class, Arts, Music, Foreign Sports.

Em Português: Teatro, Dança, Ginástica Rítmica, Futsal, Reforço de Português e Matemática (1º ao 5º ano), Reforço de Matemática (a partir do 6º ano), Tempo para Tarefas de casa, Catequese (somente para alunos e famílias Católicas), Teclado e Coral.

*Todas estas atividades fazem parte da rotina do Integral, sem custo adicional e são ofertadas de acordo com a faixa etária do aluno.