Skip to main content
Ensino Fundamental I

Leitura e compreensão de mundo.

Autonomia para os próximos passos.

O Ensino Fundamental I do Colégio Senhora de Fátima é focado no desenvolvimento integral do aluno, contemplando os aspectos cognitivo, físico, social e afetivo das crianças.

Aqui, criatividade e inovação, pensamento crítico e resolução de problemas, autonomia e responsabilidade, colaboração e comunicação assertiva são habilidades desenvolvidas por meio de diferentes experiências de aprendizagem, as quais permitem que nossos alunos aprendam de maneira significativa. Com o auxílio de vivências potentes, as crianças são inseridas em um mundo letrado dentro dos contextos dos projetos de cada turma ou série. Muito além de conteúdos, desenvolvemos a empatia, o ouvir com atenção, o lidar com leveza e respeito com as situações do dia a dia.

Matriz Curricular

1º ano

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • CHN (Ciências Humanas e da Natureza)
  • Inglês/Storytelling
  • Música
  • Artes Cênicas
  • Ateliê
  • Educação Física

2º ano

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • CHN (Ciências Humanas e da Natureza)
  • Inglês/Science
  • Maker
  • Psicomotricidade Relacional
  • Ateliê
  • Educação Física

3º ano

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • CHN (Ciências Humanas e da Natureza)
  • Inglês/Science
  • Maker
  • Psicomotricidade Relacional
  • Ateliê
  • Educação Física
  • Música
  • Produção Textual

4º ano

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Ciências
  • Maker
  • Ateliê
  • Psicomotricidade Relacional
  • Artes Cênicas
  • Educação Física
  • Inglês/Science
  • Produção Textual

5º ano

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Ciências
  • Maker
  • Ateliê
  • Psicomotricidade Relacional
  • Educação Física
  • Inglês/Science
  • Produção Textual

Inglês com carga horária ampliada

1º Ano

4 aulas semanais
3 aulas de Language + 1 aula de Storytelling

2º ao 5º ano

5 aulas semanais
2 aulas de Language + 3 aulas de Science

Language

Aulas focadas no desenvolvimento das habilidades linguísticas fundamentais – leitura, escrita, fala e escuta – em inglês.

Science

Aplicação do inglês no estudo de conteúdos científicos, tornando o aprendizado mais dinâmico e contextualizado.

Storytelling

Através de contação de histórias cativantes e temáticas conectadas aos projetos, os alunos participam ativamente e exploram o inglês com entusiasmo e criatividade.

Cultura Maker

No Espaço Maker, nossos estudantes desenvolvem projetos em equipe, nos quais pesquisam sobre temas relevantes e buscam soluções criativas. Equipamentos como impressora 3D, cortadora a laser e materiais de marcenaria e estamparia oportunizam a prototipagem e a inovação.

Apoio pedagógico

As aulas de apoio de Língua Portuguesa e de Matemática são realizadas no período contrário ao das aulas, sem custo adicional. Cada professora, com base nas sondagens, analisa individualmente o processo de aprendizagem das crianças e verifica a necessidade de convocá-las para o apoio pedagógico. No 1° ano, acontece apenas no segundo semestre. A partir do 2° ano, o apoio pedagógico acontece de março a novembro.

Psicomotricidade Relacional

Entender os sentimentos e gerenciar as emoções.

As propostas das aulas de Psicomotricidade Relacional favorecem a inserção social dos alunos com seus pares de forma lúdica e prazerosa. Por meio de atividades em grupo, os alunos do 2º ao 5º ano aprendem a expressar as emoções através da comunicação corporal. Integradas às aulas de Psicomotricidade Relacional, as vivências e assembleias são momentos de discussão sobre pautas construídas pelos alunos com base nas necessidades de cada turma, mediadas pelos professores e pela Orientação Educacional.

Artes Cênicas: criatividade e expressão corporal

Os estudantes de 1º e 4º ano participam das aulas de Artes Cênicas semanalmente, como disciplina integrante da matriz curricular. Essas aulas têm como objetivo possibilitar a livre expressão corporal e vocal a partir de brincadeiras, dinâmicas com o grupo, jogos coletivos e exercícios de teatro, dança, música e circo.

Aulas de Produção de Textos com especialista

Os alunos do 3º ao 5º ano participam semanalmente de uma aula de produção de textos com uma professora especialista. Essas aulas auxiliam na articulação dos pensamentos de maneira coerente, na construção de argumentos e na organização das ideias, privilegiando diferentes gêneros linguísticos.

Ateliê – um incentivo à criatividade

Em grupos reduzidos, as aulas de Ateliê proporcionam aos nossos estudantes a utilização de diversas linguagens para expressar, de forma prática, suas ideias, sentimentos e emoções, seja por meio do desenho, da pintura, da escultura ou de qualquer outra experiência estética.

Como trabalhamos?

CICLO 1

1º e 2º ano

Por meio de Projetos de Investigação que surgem e seguem de acordo com o interesse das crianças e sequências didáticas (sequências de atividades propostas com o mesmo objetivo). Todos os conteúdos da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), necessários para esta faixa etária, são inseridos nos contextos de cada projeto.

Como acontece a alfabetização?

Desde a Educação Infantil, as crianças são incentivadas a escreverem como forma de se comunicar. Ao ingressar no Fundamental I, essa produção vai se aproximando de uma escrita convencional. Aqui no Senhora, a alfabetização acontece naturalmente, respeitando o tempo e a individualidade de cada criança. Desenvolvemos, ao longo do ano, experiências significativas dentro dos projetos, por meio de práticas alfabetizadoras, tais como: leitura, interpretação de textos, produção de listas de palavras, exploração de gêneros textuais variados e contextualizados com o tema do projeto de cada turma, jogos, brincadeiras cantadas, que acontecem todos os dias.

CICLO 2

3º ao 5º ano

Nesse ciclo, não deixamos de lado o trabalho com projetos, pois continuamos com as investigações, contemplando as habilidades da BNCC. Por meio de projetos premeditados (projetos previamente estruturados pelos professores), sequências didáticas (sequências de atividades propostas com o mesmo objetivo), aulas dinâmicas e colaborativas, contato com diferentes linguagens e material didático atualizado, validamos aquilo que os alunos já sabem e os estimulamos a potencializar esse aprendizado, de modo que participem de todo o processo de construção do conhecimento.

Usamos material didático?

CICLO 1

1º ano

Materiais produzidos pelas professoras.

2º ano

• Materiais produzidos pelas professoras.

• Livro Exploration – National Geographic – Be Bilingual Education como materiais de apoio para as aulas de Inglês).

CICLO 2

A partir do 3º ano, os livros didáticos são mais um recurso no processo de aprendizagem e passam a fazer parte da rotina dos alunos gradativamente.

3º ano

Português (livro Projeto Presente).

Matemática (Plataforma de Educação SAS).

Livro Exploration – National Geographic – Be Bilingual Education como materiais de apoio para as aulas de Inglês.

4º e 5º ano

Português, Matemática, História, Geografia e Ciências (Plataforma de Educação SAS).

Livro Exploration – National Geographic – Be Bilingual Education como materiais de apoio para as aulas de Inglês.

**1º ao 3º ano: todos os materiais são produzidos por nossos professores, seguindo as habilidades da BNCC e de acordo com os projetos desenvolvidos por cada turma.

Como avaliamos os alunos?

Ciclo 1 (1º e 2º ano): as avaliações são organizadas por meio de sondagens e tabulações que possibilitam determinar como está o processo de aprendizagem de cada aluno. Nessa etapa, os alunos não são avaliados por nota e sim por um parecer individual entregue às famílias, levando em consideração os aspectos sociais, emocionais, físicos e cognitivos do estudante ao fim de cada semestre.

Ciclo 2 (3º ao 5º ano): os alunos são avaliados por nota, e é entregue um relatório de notas trimestral. Avaliamos por meio de atividades processuais, que possibilitam identificar o que o aluno sabe, o que não sabe e o que está em processo de aprendizagem e, também, de avaliações, ao fim de cada trimestre, que nos permitem interpretar os conhecimentos consolidados pelos alunos.

As avaliações para os alunos do 3º ao 5º ano são comunicadas com antecedência?

Sim, temos um calendário disponível na agenda escolar, no qual constam as datas de provas do ano todo, inclusive avaliações de 2ª chamada.

Como é realizada a recuperação de estudos para os alunos do 3º ao 5º ano?

Na última semana de cada trimestre, as turmas participam de aulas de revisão no período normal de aula. Os alunos que não atingirem a média 70 em uma ou mais disciplinas são convocados para realizar as provas de recuperação no contraturno.

Comunicação com o Colégio

Por meio do aplicativo Clip Escola, as famílias podem se manter constantemente atualizadas. Além de funcionar como uma agenda online, nele os responsáveis recebem atualizações de calendários, cardápios, comunicados e informações. O app também facilita o contato com coordenação, enfermaria e demais setores do Colégio.

Como posso acompanhar o dia a dia do meu filho no Colégio?

Ciclo 1 (1º e 2º ano)

Documentação pedagógica: recortes de documentações, referentes aos contextos vivenciados pelos estudantes do 1º e 2º ano, são enviados para cada família, mensalmente, por meio do aplicativo ClipEscola.
Instagram: cada turma de 1º e 2º ano tem um Instagram exclusivo destinado às famílias. Neles são postados momentos da rotina, propostas das aulas dos especialistas e processos dos projetos.

Ciclo 2 (3º ao 5º ano)

Unimestre: permite o acompanhamento do rendimento acadêmico dos alunos do 3º ao 5º ano, consultas de notas, acervo bibliográfico e extratos financeiros.
Instagram: os destaques do que acontece nas turmas de 3º ao 5º ano são postados, semanalmente, no @fund1senhoradefatima.

Quais são os momentos em que a família estará na escola?

Reuniões coletivas: todo início de ano acontecem reuniões coletivas em sala de aula para que as professoras apresentem como será a rotina das crianças de cada faixa etária.

Reuniões com a equipe pedagógica: sempre que houver necessidade, a equipe pedagógica faz reuniões individuais agendadas com as famílias para conversar sobre aspectos comportamentais, de relacionamentos ou de aprendizagem.

Mostras de Projetos: acontecem duas vezes ao ano para as famílias dos estudantes de 1º e 2º ano. São momentos coletivos, nos quais as crianças e as professoras contam o percurso que foi trabalhado dentro do projeto, as atividades, as vivências e todas as descobertas realizadas.

Entrega de Parecer Individual: ao fim de cada semestre, as famílias de 1º e 2º ano fazem uma reunião individual com as professoras, na qual são repassadas informações a respeito do processo de aprendizagem dos alunos, bem como são relatados aos responsáveis os conhecimentos já consolidados pelas crianças.

Entrega de Relatório de Notas: ao fim de cada trimestre, as famílias fazem reuniões com os professores para conversarem sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Existem aulas de campo nesta etapa de ensino?

Sim, realizamos visitas a museus, exposições, cidades históricas e teatros.

Quais datas são comemoradas pela escola?

Carnaval, Dia da Família, Páscoa, Festa Junina, Independência do Brasil (Momento Cívico) e Natal (até o 2º ano).

Quais são os eventos do Ensino Fundamental I?

1° ano: Cantoria, um evento no qual as crianças transformam o seu projeto em música e se apresentam em um espetáculo.
2° ano: EnContos, um evento que tem como objetivo aproximar crianças e famílias da literatura, despertando o prazer por ler, escrever e ouvir histórias.
3º ano: Senhora em Ação, um evento que tem como objetivo promover uma ação social, definida pelos alunos no decorrer do ano, com a participação das famílias.
4º ano: O evento do 4º ano é uma manifestação cultural dos estudantes, na qual eles planejam e desenvolvem um festival envolvendo diferentes linguagens artísticas para apresentar para outros estudantes.
5º ano: Acampamento com os alunos fora do colégio, que tem como objetivo promover um momento de confraternização e encerramento do Ensino Fundamental 1.

Horários de aula

Manhã:

1º ano | 7h15 às 11h35
2º ao 5º ano | 7h15 às 12h15

Intervalo:

1º ao 5º ano | 08h50 às 09h10

Tarde:

1º ano | 13h15 às 17h30
2º ao 5º ano |13h15 às 18h15

Intervalo:

1º ao 3º ano | 14h50 às 15h10
4º e 5º ano | 15h35 às 15h55

Período Integral:

7h15 às 17h30

Início das aulas:

03/02/2025

1º e 2º ano
Entrega do material escolar e reunião Famílias com as Professoras. manhã: 07h30 | tarde: 13h (participar de acordo com o turno que o aluno estuda)

04/02/2025

3º ao 5º ano
Entrega do material escolar e reunião Famílias com as Professoras. manhã: 07h30 | tarde: 13h (participar de acordo com o turno que o aluno estuda)

05/02/2025

1º ao 5º ano
Início das aulas.

08/02/2025

9h
Reunião e entrega de materiais para as famílias do Período Integral.

10/02/2025

1º ano 18h | 2º ano 19h30
Reunião Famílias com a Coordenação Pedagógica no Anfiteatro.

12/02/2025

3º ano 18h30 | 4º ano 20h30
Reunião Famílias com a Coordenação Pedagógica no Anfiteatro.

17/02/2025

5º ano 18h30
Reunião Famílias com a Coordenação Pedagógica no Anfiteatro.